24 de agosto de 2012

Dizer a verdade, sinônimo de amizade


Estou lendo o livro "A tormenta das espadas" da serie "As crônicas de gelo e fogo". Este livro está repleto de personagens interessantes, mas, um determinado personagem chamado Davos Seaworth  me chamou a atenção. Não por sua posição, nem por suas habilidades, mas pelo seu caráter.


Davos Seaworth
Davos é um ex-contrabandista, que em um tempo de guerra prestou grandes serviços a um determinado Lorde. Essa contribuição de Davos ao seu senhor foi determinante no andamento da guerra que estava sendo travada. Dessa forma, aumentando o seu apreço junto ao seu senhorio. Após o período de guerra, o lorde promoveu Davos e o colocou ao lado para servi-lo.

Com o passar do tempo, Davos se mostrou um bom amigo e conselheiro de seu senhor. O ex-contrabandista era sempre sincero e verdadeiro em seus conselhos. Independente do que o seu senhor pensaria daquilo. Pois, era leal e queria o melhor para seu amigo.

Após ler sobre Davos, comecei a pensar se conheço bons amigos quanto o exemplo do personagem. É muito comum falar para os amigos aquilo que eles querem ouvir ou ate mesmo omitir o que deve ser falado, ou seja, dar aquele tapinhas nas costas. Dar tapinha nas costas é simples e agrada que o recebe.

Alguns dizem que "quem se cala consente", mas penso que quem se cala quer evitar brigas. A discursão entre amigos, não pode ser encarado como uma briga. Pois, nenhuma amizade verdadeira é abalada por uma discordância de ideias. 

A omissão de bons conselhos não é uma atitude de um bom amigo.O impacto de um conselho dado na hora certa pode mudar curso de uma vida. Uma segunda opinião é muito importante, mesmo que linha de pensamento vá contra todo o conceito já firmado. Quem não tem medo de mudar, não tem medo, porque quando pensa muda.

“A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar, ao amigo, de todos os seus defeitos e de todas as nossas qualidades.”  Millôr Fernandes

3 comentários:

  1. Sensacional. Tenho poucos amigos com esse nível de compreensão da amizade.

    ResponderExcluir
  2. Conheça o mais novo agregador gospel, o Arca Links.
    Agora você pode enviar seus conteúdos SEM APROVAÇÃO do editor!
    Acesse o http://www.arcalinks.freevar.com e seja colaborador.
    Não precisa de cadastro! Basta enviar Título do post, Link do conteúdo e o link da imagem correspondente ao post. Pronto! Acesse http://www.arcalinks.freevar.com

    ResponderExcluir
  3. Dini Kelly,

    Também compartilho com você desse drama. Contudo você sabe que, ter esses tipos de amigos vale mais que um irmão.

    ResponderExcluir

Mostre o que se passa por sua cabeça. Comente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...