20 de junho de 2011

“Crentês” o Idioma do Crente

Por longa data escutei esse idioma dentro da igreja, sendo que o mesmo está intrínseco nos crentes independente da sua denominação. Sendo assim, somente aqueles que estão no meio o entendem de uma maneira clara.

Os mais fluentes são aqueles cujo sua vida cristã foi construída da década de 80 para os tempos de hoje e estes são os responsáveis de espalhar esta maneira de se comunicar. Mesmo tendo passado um bom tempo esse linguajar resiste.

O vocabulário desse idioma algumas vezes é baseado na bíblia, que para alguns o torna mais difícil seu aprendizado. Algumas palavras e expressões têm significados que quando não soam estranhos, dão duplo sentido ou ainda num fazem sentido nenhum. Pensando nisso, comecei a listar algumas palavras e expressões muito utilizadas e suas respectivas aplicações.



“Mover de Deus” Ela acontece quando existe uma experiência divina num lugar. Minha maior duvida é sobre a aplicação do verbo “mover”, como assim? Mover o que?

- “É tremendo” Também se aplica igual ao “Mover de Deus”. Olha eu sei onde aplica mais eu num sei o que significa, será que ...? Nem arrisco chutar.

- “Misericórdia” Qualquer coisa, em qualquer lugar e em qualquer hora usam isso. Vai entender.

- “Espera a Varoa” Essa é sempre usada para aquele irmão encalhado da igreja. Não a use em meio que não seja cristã, pode ser prejudicial a sua fama.

- “Eis que te digo” Sempre utilizada antes de uma profecia. Senta que lá vêm história.

- “Fala Jeová” Essa é a minha favorita, ela é utilizada no meio de uma pregação ou estudo bíblico em que o tema seja algum tipo de advertência, o individuo levanta a voz e grita “FALA JEOVÀ!!!!!”. A minha indagação é a seguinte: Para gritar isso? Será que ele num entende que as outras pessoas também tem a capacidade de entender a mensagem.

Em algumas ocasiões no exercicio da fala do crentês o tom de voz fica entre três a quatro tons mais grave. Será que da mais poder engrossando a voz?

Existem muito mais verbetes da língua, citei apenas alguns mais usados. Caso você conheça algum legal, comente, dê sua opinião, precisamos aumentar nosso dicionário para entendermos alguns crentes.

Ramon Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mostre o que se passa por sua cabeça. Comente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...