28 de junho de 2011

As Cinco Solas


Não, não estou falando de calçados, mas sim das 5 frases que marcaram a Reforma Protestante. Vou fazer o seguinte: copiar da Wikipédia explicar um pouco o que são essas tais 5 Solas e mostrar minha visão sobre cada uma delas. 



Os cinco solas são frases latinas que surgiram durante a Reforma Protestante e princípios fundamentais da Reforma Protestante em contradição com o ensinamento da Igreja Católica Romana da época. A palavra latina "sola" significa "somente" em Português. Os cinco solas sintetizam os credos teológicos básicos dos reformadores, pilares os quais creram ser essenciais da vida e prática cristã. Todos os cinco implicitamente rejeitam ou se contrapõe aos ensinamentos da então dominante Igreja Católica, a qual tinha na mente dos reformadores usurpado atributos divinos ou qualidades para a Igreja e sua hierarquia, especialmente seu superior, o Papa.
Wikipédia 

 Quais são as "solas" e o que penso sobre elas:
  • Sola fide (somente a fé):
Somente se acreditarmos ou seja, termos fé, na obra de Cristo é que seremos salvos. Só a plena certeza do sacrifício vicário de Jesus pode nos conduzir a Deus. E é uma pena que em nossos tempos muitos, ditos cristãos procuram caminhos tão diversos para alcançar a presença de Deus e se esquecem de que a "simples" fé em Jesus Cristo é que traça esse caminho em nossas vidas,
  • Sola scriptura (somente a Escritura):
A Bíblia. Aqui afirmamos que a Bíblia é a única fonte de nossa doutrina e crença. Através dessa frase expressamos que nenhum outro escrito ou revelação é maior, ou se equipara em importância com a Bíblia sagrada. Tem uma frase de Lutero que sintetiza bem esse pensamento:
"Fiz uma aliança com Deus: que Ele não me mande visões, nem sonhos, nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas, que me dão instrução abundante e tudo o que preciso conhecer tanto para esta vida quanto para o que há de vir."
  • Solus Christus (somente Cristo):
Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto. 
Jesus Cristo  (João 14:6-7) 
Será que preciso dizer mais alguma coisa sobre isso depois de vermos o próprio Jesus afirmando que ele é o único caminho para a salvação do homem?
  • Sola gratia (somente a graça):
Muitos afirmam que a salvação vem através de mérito. Algumas tradições religiosas acreditam que suas obras é que justificam sua salvação ou sua próxima vida. E tem algumas pessoas de tradição supostamente cristã que creem serem salvas por suas obras. Eu acredito que não somos salvos pelas obras ou atitudes e sim pela Graça imerecida que recebemos de Deus, através de nossa fé nessa Graça e no sacrifício redentor de Jesus. E falando em obras quero complementar lembrando que não somos salvo por elas mas somos salvos para elas, somos salvos para a servir ao próximo, assim como nosso Mestre fez.
  • Soli Deo gloria (glória somente a Deus):
Nenhum outro ser senão Deus é digno de glórias, porque nenhum outro ser tem glória em si mesmo. Toda nossa adoração, todo prostrar de nossa vida e de nosso coração tem que ser para Deus porque nenhum homem, ídolo ou "deus" é merecedor de tal honraria. E complementando, ao darmos glórias a Deus, não estamos acrescentando glória a Ele e sim fazendo com que um pouco da glória infinita dele reflita em nossas vidas.


Dan Martins


2 comentários:

  1. voce tem razão em quase tudo que disse, meu caro amigo, o problema é que se cristo fundou uma igreja, nos deu a escritura, e a historiografia cristã, e paulo disse que a igreja é a coluna, sustentáculo e baluarte da verdade, então as escrituras são regra de fé , mas não a única, concorda comigo.... fica com Deus e viva a santa,madre igreja católica, apostolica romana fundada por cristo sob a tutela de pedro...

    ResponderExcluir
  2. aí meu amigo depois de ler o texto supracitado, voce deve pensar , mas a igreja foi se deturpando com o paganismo romano, e tambem sua doutrina, aí vem cristo e disse aos discipulos, "estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos, voce acha que cristo iria instituir uma igreja,sob pedro, e iria permitir essa deturpação e ainda iria dizer que estaria com essa igreja deturpada e paganizada até a consumação dos séculos???? medite e reflita sobre isso, que que maria santissima os cubra com seu manto sagrado.....

    ResponderExcluir

Mostre o que se passa por sua cabeça. Comente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...