4 de fevereiro de 2010

Vamos escandalizar todo mundo

Nos últimos dias venho lendo alguns textos que falam sobre as famosas regras impostas sobre o que o cristão pode ou não fazer.
E algo me chamou a atenção nesses textos não está nos textos em si, mas nos comentários. Esse algo é um pequeno versículo, citado sempre que tratamos dos “pode não pode” do povo evangélico brasileiro. Um versículo citado com uma hipocrisia sem tamanho:

“...antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão.”
Romanos 14:13

Não vou me ater aqui novamente a interpretação de versículos soltos nem criar uma batalha de versículos desconexos para defender meu ponto de vista. Bastaria eu citar a primeira parte do versículo para devolver uma possível acusação, dizendo que o irmão está sendo incoerente ao citar o versículo, pois estaria julgando; ou citaria o versículo seguinte que afirma que nada é impuro por si só. Mas os amigos que acompanham esse blog sabem que este não é o meu estilo: eu não debato frases, debato idéias.

Lendo o capítulo como um todo, vemos uma firme exortação sobre não deixarmos nossos hábitos se tornarem pedra de tropeço para os outros. Devemos sim cuidar uns dos outros, mas a Bíblia não nos instrui em momento algum a vivermos reféns da ignorância alheia. É interessante nos policiarmos para não impedir o crescimento espiritual do próximo, mas melhor ainda é ensinar, melhor é ajudar os outros a não verem impurezas onde essas não existem.

Música, filmes, livros... Tudo isso é colocado e catalogado em cartilhas de: pode-não-pode. Eu, sinceramente, não dou a mínima pra essas cartilhas; procuro viver o que Cristo ensinou, independente do que os outros vão pensar. Porque a sociedade é cíclica: hoje não pode, amanhã está liberado; hoje é pecado, amanhã é algo comum.

Vivendo fora das cartilhas gospel, me liberto dos estereótipos e vivo minha vida permitindo que Cristo viva através de mim. Se for preciso escandalizarei a todos, mas sem os fazer tropeçar.

Causando escândalos,
Martins

Martins

Pingar o BlogBlogs

2 comentários:

  1. Oi, gostei do estilo do seu blog. Onde as idéias vão ganhando forma a medida que vamos lendo.
    Eu ainda estou patinando, não consegui mudar meu template, mas acredito que em breve consiga.
    Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  2. Luciano,
    Somos todos aprendizes nesse papo de blog, no que vc precisar de ajuda e eu pudr ajudar é so entrar em contato.

    Martins

    ResponderExcluir

Mostre o que se passa por sua cabeça. Comente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...