11 de fevereiro de 2009

Trilogia: O Agente


Acabei de ler a série O Agente de Jerry Jenkins. A estória dessa trilogia acontece em um período fictício após uma suposta III Guerra Mundial. Depois dessa guerra, a religião (tida como motivo do confronto) é proibida em todo o mundo, e o governo do planeta inteiro passa a ser centralizado. O ateísmo passa a ser lei.

O personagem principal é Paul, um agente do governo especializado em perseguir os religiosos que ainda resistem ao novo sistema imposto pelo governo mundial e, assim como seu homónimo bíblico se converte ao ser curado de uma cegueira repentina. No começo com uma boa estória, praticamente uma releitura moderna da trajetória de Paulo, mas Paul permanece trabalhando para seu antigo empregador, porém atuando como agente duplo.

Porém a partir de um certo momento da narrativa, Deus começa a ser tratado como um ser vingativo e, pior, como uma força a ser invocada para trazer destruição e calamidade aos "inimigos". Os fiéis começam a orar para que Deus "amaldiçoe" os não fiéis e, o que é pior, o deus mostrado no livro atende a esses pedidos. Todo o amor pregado por Jesus é ignorado quando o livro começa a mostrar um deus que age pela violência e tenta impressionar as pessoas com seus feitos, um deus que quer chamar a atenção para si a qualquer custo.

Chega a beira do ridículo mostrar um Deus que precisou fazer calamidades de escala mundial para ser reconhecido pelas pessoas.

Com uma narrativa nas mão para escrever um livro realmente bom, o autor se perde ao abandonar a simplicidade.

Razoável enquanto ficção, mas passa longe de ser uma grande obra.

Martins

Pingar o BlogBlogs

2 comentários:

  1. A palavra que resume a atitude do Senhor nos últimos tempos é Longanimidade, Deus está esperando com paciência pelo arrependimento dos homens e enquanto isso trabalha até agora para o bem estar dos seus. Deus não tem prazer na morte do ímpio, é o que registra a sua palavra, precisamos aprender o significado de misericordia, para não acabarmos como os personagens deste livro.

    ResponderExcluir
  2. .

    Graça e paz vos sejam multiplicadas, irmão Martins

    Visite nosso modesto espaço e receba o prêmio “Olha Que Blog Maneiro” que estamos indicando para o amado irmão.

    Fraternalmente.

    James, presbítero.
    Jesus, o maior Amor
    ...
    ..
    .

    ResponderExcluir

Mostre o que se passa por sua cabeça. Comente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...