3 de dezembro de 2008

Por que é proibido?


Em toda organização humana existem regras criadas para garantir uma pacífica convivência e/ou homogeneizar comportamentos. É assim no país, no estado, na cidade, no trabalho, na escola... E não seria muito diferente na igreja (com minúscula = instituição humana).

Sempre que se tem um grupo de pessoas convivendo em um mesmo ambiente, é necessário o estabelecimento de regras visando a convivência harmônica e respeitosa entre elas. Porém existe uma linha tênue entre a organização e o exagero. E, infelizmente, muitas igrejas ultrapassam largamente essa linha; transformando seu conjunto de regras em algo incoerente e impraticável.

Baseados em interpretações equivocadas de passagens bíblicas e até mesmo em supostas "revelações", muitos líderes subjugam o povo com regras esdrúxulas. Vai desde a conhecida proibição do uso de calças para as mulheres até a idiotice de um semi-analfabeto que se diz pastor:


Como disse o pastor no fim do vídeo "é preciso que se conheça a palavra para não ser enganado por qualquer um que se levante com um livro preto nas mãos".

Eu poderia ficar aqui por horas listando o sem número de baboseiras que ouve-se por aí, mas deixo essa tarefa para você nos comentários. Quero me ater aqui a algo que é extremamente importante para não se deixar levar por falsos ensinamentos:

SENSO CRÍTICO e CONHECIMENTO

Já virou clichê falar isso mas me sinto impelido a repetir exaustivamente que precisamos ser como os de Beréia, precisamos parar de acreditar cegamente em tudo o que ouvimos e começar a buscar discernimento à luz das escrituras. Pois a fé cristã não deve ser baseada nas palavras de ninguém senão do próprio Deus. Tudo o que passa disso é invencionice (essa palavra existe?) humana.

Desses dois destaco ainda o conhecimento, pois de nada adianta simplesmente falar mal daquilo que não se concorda, ao criticar sem fundamento bíblico cai-se no mesmo erro que os falsos profetas da fé que usam de seu próprio entendimento para guiar os que seguem seus ensinamentos.

Apenas a palavra de Deus contém a verdade absoluta, não é nenhum "intocável ungido do Senhor" que possui o poder absoluto para nos guiar em nossa fé e sim o próprio Deus, através de sua Palavra (leia-se: Bíblia).

Discernimento e bom senso devem ser companheiros fiéis dos crentes em todos os momentos de sua vida.

"Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente."
Efésios 4:14

E como disse Humberto Gessinger: "É preciso fé cega e pé atrás".
Fé cega nos ensinamentos de Cristo e pé atrás com os líderes religiosos.

Dicas Cabeça de Crente:

Para ler:
É proibido - O que a Bíblia permite e a igreja proíbe – Ricardo Gondim

Para ouvir:
Pode ou não pode?

Sempre bereiano,
Martins

Pingar o BlogBlogs

8 comentários:

  1. Gostei do seu blog.

    Já li esse livro do Ricardo Gondim, é bem interessante. Temos que pedir ao Senhor sabedoria, para não cairmos em enganos de parte nenhuma. Não podemos acreditar cegamente em tudo o que vemos, mas também temos que vigiar para, como você disse, não sair criticando tudo sem base bíblica.

    Na paz.

    ResponderExcluir
  2. Martins, Leitura adequada, perfeita. Usar a cabeça em nosso país dói, e viver o que a palavra diz fere o gosto próprio ou o comodismo.

    A palavra Diz, caminhe aqui, mas a igreja que frequento ou que meus pais me ensinaram diz que é alí, então, fico com o costume!

    Triste vermos que Deus nos abre caminhos maravilhosos mas a igreja cria porteiras!

    Encontro com O Poder - Vida Cristã - Poder e unção

    ResponderExcluir
  3. cara, só pra completar, a cara de pau do pedreiro vendo a cagad. que fez é de mais!
    hauhsausahsauhasuhas

    ResponderExcluir
  4. Cíntia,
    Com certeza, extremismo é ruim para qualquer lado.

    Enzo,
    O povo tem preguiça de pensar, preferem seguir o que os líderes mandam do que buscar na bíblia a verdadeira direção.
    E a cara do sujeito... sem comentários.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom Dan, e voce sabe como me sinto e a minha opnião a respeito de falsos pastores e ou profetas!!!E só pra constar invencionice existe sim.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Valeu pela confirmação gramatical irmão.

    E no mais: Sola Scriptura

    ResponderExcluir
  7. Boa MArtins. Concordo contigo.
    A história desse "pastor" aí do vídeo é triste demais...
    A hora que o repórter mostra pra ele o erro gramatical dele é demais...

    ResponderExcluir
  8. Tinha visto essa reportagem.

    Infelizmente o que mais se tem nos dias de hoje são situações como essa. Ontem mesmo um cara disse que devemos odiar os homossexuais porque na Bíblia tá escrito que deve ser assim...

    Seguimos algo que nem sequer sabemos o que é...

    ResponderExcluir

Mostre o que se passa por sua cabeça. Comente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...