19 de novembro de 2008

Jesus não te quer como servo.

Durante toda nossa vida, ouvimos os líderes religiosos incutirem em nossas mentes a idéia de que devemos servir a Deus. Porém existe algo muito mais importante do que ser um servo de Deus.

Em um primeiro momento, pode parecer loucura afirmar uma coisa dessas. Mas antes de jogarem as pedras e me amarrarem na fogueira, vamos pensar juntos: O que pode ser mais importante que ser servo de Deus?

Ser amigo de Jesus!

"Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer."
João 15:15


É um grande clichê usar um versículo solto para sedimentar uma idéia. Mas se pararmos para analisar o contexto no qual esse trecho esta inserido, Jesus está instruindo os discípulos em como devem proceder em sua caminhada com Ele. Jesus não está falando somente de obediência, mas de amor.

Muitas pessoas, atualmente, vivem imersos em um pseudo cristianismo baseado em trocas com Deus; uma religiosidade na qual não importa o que Deus é, mas o que ele pode oferecer a seus seguidores. Assim são os servos: baseiam sua fidelidade nas recompensas que seu senhor tem para oferecer, e se frustram facilmente quando não as recebem. Porém um amigo não age dessa forma. Um verdadeiro amigo se dedica ao outro pelo que ele é, e pelo que ele significa em sua vida. Um amigo não se importa se terá ou não um pote de ouro no fim de sua jornada, ele se importa apenas em caminhar lado a lado com o outro.

Veja essa cena:



Preste atenção nessa frase:
"Seus homens te amam. Se eu não soubesse mais nada sobre você, isso já seria o bastante."

O que o príncipe observou naqueles homens não foi a obediência em servir, mas o AMOR. Aqueles homens que enfrentavam a multidão em favor de alguém prestes a ser decapitado não estavam defendendo seu senhor, estavam defendendo um amigo.

Não quero dizer que um servo não possa ser fiel e dedicado, isso pode sim acontecer. Mas creio que a amizade esteja em um patamar superior à simples servidão, pois é baseada em um amor livre de qualquer espera por recompensas. É muito confortável viver um cristianismo "extra-terrestre", apenas esperando a volta de nosso Senhor, que nos levará à um lugar de regozijo eterno, como visitantes inter-planetários que aguardam o retorno da nave mãe. Porém Jesus não veio a nós simplesmente para avisar que um dia voltaria para nos resgatar, Ele veio ensinar como devemos viver nesse mundo. Devemos sim esperar pela volta de Cristo, mas vivendo aqui como amigos dEle seguindo seu ensinamentos e exemplos... Andando lado a lado com esse grande Amigo.

Se nos focarmos apenas no fim da estrada não veremos os caídos e as pedras ao longo do caminho. Abandonaremos os desfalecidos, e cairemos ao tropeçar nas dificuldades.

Como ser amigo de Jesus?

A melhor forma de fortalecer nossos laços de amizade com Cristo é seguindo seu exemplo. Buscar viver conforme o exemplo que Ele nos deixou: um exemplo de seriedade, caráter, retidão e AMOR.

Jesus, como nosso amigo, nos levou para próximo do Pai. Como amigos de Jesus, não existe forma melhor de seguirmos seu exemplo que levar nossos amigos a Ele. Ser amigo de Jesus é ser também amigo daqueles com quem convivemos. A amizade que Cristo nos dedica, devemos dedicar ao nosso próximo.

Quem não conhece a passagem do paralítico que foi levado pelos amigos à Jesus?



Ser amigo de Jesus é seguir seus passos, é nos desprendermos de nós mesmos para que esse valoroso amigo transpareça em nossa face.


Um servo desanimaria na primeira dificuldade, mas um amigo se dedica até o fim àqueles que ama.
Um servo pararia na porta, um amigo sobe no telhado.
Um servo tem fé apenas para si, um amigo tem fé pela vida do outro.
Um servo espera recompensas, a um amigo basta o amor.


O que é mais valoroso? Ser servo ou ser amigo?


Amigo de Deus,
Martins

Pingar o BlogBlogs

6 comentários:

  1. Cara muito bom este post meu garnde amigo Dan.

    Mas esse video da historia dos paralíticos foi d+ ótimo parabéns pelo blog q Deus nosso maior amigo continue te abençoando!!!

    ResponderExcluir
  2. Não reparem os erros no comentario anterior!!!kkk

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post!
    Deus te abençõe mais e mais e que te dê inspiração pra escrever pérolas como esta!
    Abração

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Felipe,
    Esse ano ainda estou devagar, mas em breve voltarei a postar.

    Abração.

    ResponderExcluir

Mostre o que se passa por sua cabeça. Comente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...